“O riso na oncologia é mais comum do que você pensa” foi o título de uma das sessões do Journal of Clinical Oncology (JCO – um dos maiores papers de oncologia do mundo) que li recentemente. O próprio título, por si, chama a atenção, como fez comigo. E provavelmente trouxe você, seguidor, ao ler esse texto.
Como a Oncologia, especialidade que lida diretamente com câncer e morte pode evocar riso em uma consulta? E como nós, oncologistas, conseguimos nos manter inteiros ao longo dos anos?
O autor do texto, um oncologista americano, diz que muitas vezes quando ele fala o que faz as pessoas reagem com medo e apreço. Ao longo do texto ele sinaliza alguma das situações que ele ri nas consultas, como: ao reencontrar um paciente curado que vem em consulta, ao dar uma boa notícia ao ver um exame…. situações que são, sim!, comuns em oncologia.
Por fim, ele conclui de maneira brilhante: “Descobri que o humor é tremendamente útil quando usado no momento apropriado e de maneira perspicaz e sensível. Ele conecta o paciente e o oncologista em vários níveis e fornece leveza e alívio do estresse em circunstâncias difíceis. É também uma ferramenta poderosa para aliviar a carga emocional de ser um oncologista.” Por Suneel D. Kamath, MD.
