Câncer de mama: Fatores associados ao ganho de peso após o câncer de mama

Fatores associados ao ganho de peso após o câncer de mama:

O ganho de peso após o câncer de mama é comum. Hoje eu mostro a vocês o resultado de um estudo australiano que mostrou quais são os principais fatores de risco que levam mulheres a engordar ou ter dificuldade de perder de peso após o tratamento para câncer de mama.
🚨 Fatores relacionados:
– Uso de tamoxifeno;
– Ser menos fisicamente ativo do que no diagnóstico;
– Menor autoeficácia alimentar ao assistir televisão ou usar um computador.
❌Neste estudo, o ganho de peso não foi associado à quimioterapia, radioterapia, uso de inibidores de aromatase (anastrozol, exemestano ou letrozol), número de gânglios linfáticos removidos ou índice de massa corporal (IMC) no diagnóstico.
Conclusões: Intervenções para prevenir o ganho de peso após o câncer de mama, particularmente com o objetivo de manter a atividade física, devem ser direcionadas a mulheres que recebem tamoxifeno. O papel da autoeficácia alimentar, especialmente a alimentação atenta, no gerenciamento do peso após o câncer de mama deve ser explorado.
Lembrando que esses são os resultados de apenas um estudo e vários outros fatores devem ser levados em consideração e abordados na consulta com oncologista. Em muitos casos precisamos da ajuda de um educador físico, nutricionista, nutrólogo, endocrinologista e/ou psicólogo.

Dados: “Factors associated with weight gain after breast cancer: Results from a community-based survey of Australian women”. The Breast, 2023.

 

Vamos agendar?

Compartilhe esse conteúdo!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram